Terminaram a 10 de julho, um conjunto de seis sessões colaborativas em escolas secundárias, centros de formação profissional e universidades, cujos contributos irão ajudar a antecipar como será viver em Portugal em 2050. Estas sessões colaborativas contaram com cerca de 85 participantes, com idades entre os 15 e 25 anos, e seguiram uma abordagem de Futures Thinking, permitindo aos participantes explorar e cocriar cenários para o futuro de Portugal.
As sessões colaborativas “Portugal 2050: Cenários e Visão” foram uma iniciativa de prospetiva participativa desenvolvida pelas equipas do PLANAPP e da REPLAN – Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, no âmbito do ‘Projeto de Prospetiva Colaborativa’, conduzido pela empresa With Company, contratada para o efeito.
As seis sessões aconteceram em diversos locais a nível nacional, designadamente na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre; na Academia da Força Área, em Sintra; no For-Mar – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, em Olhão; na Universidade de Coimbra, em Coimbra; na Universidade do Minho, em Braga; e na Universidade de Aveiro, incluindo alunos da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, em Aveiro.
A partir de uma notícia de um jornal fictícia de 2050, foram efetuadas tarefas estruturadas em torno de perguntas – “O que será Portugal em 2050?”, “Como estaremos a viver em 2050?”, “Como serei em 2050?”, “Como seremos em 2050?”, “Do que iremos necessitar em 2050?”. Estas perguntas serviram de mote ao propósito final de cada sessão, a elaboração de uma narrativa estruturada e sistematizada, contextualizada em Portugal em 2050.
Além destas sessões colaborativas, o ‘Projeto de Prospetiva Colaborativa’ efetuou quinze entrevistas a pessoas com perfis distintos, para, por outra via, se recolherem mais elementos que sirvam a elaboração da visão e a construção dos cenários para Portugal 2050. Os resultados deste projeto colaborativo irão ser apresentados num evento a realizar-se em outubro de 2025, em Lisboa.
Este projeto integra a componente colaborativa do processo de elaboração de uma visão e cenários para Portugal em 2050, projeto prospetivo que está em curso na REPLAN e no qual o PLANAPP, considerando a sua missão e as suas atribuições, tem um papel relevante.