De 9 a 11 de julho, o PLANAPP esteve presente no Encontro Ciência 2025, em Carcavelos, organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Ciência Viva, em parceria com a NOVA SBE.
Sob o mote “Ciência, Inovação e Sociedade”, o encontro voltou a afirmar-se como o evento de referência que celebra e promove a excelência da produção científica realizada em Portugal.
O programa contou com a participação de cientistas de renome nacional e internacional, empreendedores, representantes de instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil e jovens investigadores.
Além de um expositor, onde foi possível conhecer melhor o trabalho institucional desenvolvido, o PLANAPP participou em várias sessões paralelas no dia 10 de julho:
- Science for Policy: Comunidade, Conhecimento e Impacto – com a moderação do Diretor do PLANAPP, Pedro Saraiva;
- Tecnologias Emergentes: Prioridades Estratégicas para Portugal – Materiais Avançados – com a moderação de José Cardoso e José Antão da Agência Nacional de Inovação (ANI);
- Tecnologias Emergentes: Prioridades Estratégicas para Portugal – Biotecnologia – com a moderação do Subdiretor do PLANAPP, Gabriel Osório de Barros;
- Tecnologias Emergentes: Prioridades Estratégicas para Portugal – Tecnologias Quânticas – com a moderação de João Nuno Ferreira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I.P.).
A presença no evento foi uma oportunidade para partilhar conhecimento, fortalecer redes e contribuir para decisões públicas mais informadas por evidências.
—
Está aberto, até ao final de setembro, o período para manifestações de interesse e envio de contributos para a Estratégia Nacional para Tecnologias Emergentes através do formulário online.