Decorreu, no passado dia 14 de outubro, o mais recente evento de interação presencial da equipa coordenadora do Projeto IPSA e do seu Steering Committee com a equipa do projeto (liderada pelos Professores Ha-Joon Chang e Antonio Andreoni, SOAS Universidade de Londres).
Tratou-se de um Technical Workshop dividido em duas partes. Na primeira, ainda respeitante ao Workstream 2 do Projeto, foi abordado o novo Quadro de Monitorização e Avaliação (M&A), cujo piloto se concentra nas evidências empíricas geradas em torno do tema da super-adicionalidade e da monitorização das Agendas Mobilizadoras, enfatizando-se a importância da coordenação na implementação e governação da política industrial.
Numa segunda parte, respeitante ao Workstream 3, foi apresentada a avaliação preliminar feita pela equipa à atual estrutura e mecanismos de governação para a política industrial, assim como discutidas as áreas de melhoria com base em experiências internacionais.
Este evento faz parte de um conjunto de iniciativas inseridas na Avaliação Estratégica da Política Industrial (conhecida pela sua sigla inglesa IPSA), projeto que tem como principal objetivo o desenvolvimento de um quadro de avaliação estratégica, monitorização e governação da política industrial e do seu impacto na produtividade empresarial e na competitividade da economia portuguesa. Entre outras dimensões, procura-se considerar o posicionamento de Portugal em matéria de especialização produtiva, de política industrial e das respetivas opções de política pública, tanto no contexto das respostas nacionais e europeias (designadamente do PRR) como ao nível global.
