Foram publicados hoje, dia 5 de agosto, os resultados finais da 2.ª edição do concurso de estudos de ciência para as políticas públicas (Science4Policy – S4P-24), lançado pela FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo PlanAPP — Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública em fevereiro de 2024.
Foram selecionados 18 estudos liderados por investigadoras/es de várias áreas científicas, em linhas temáticas distintas que correspondem a necessidades concretas de política pública identificadas pela RePLAN — Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, no quadro das Agendas Temáticas da Estratégia Portugal 2030.
Este concurso visa apoiar a produção de conhecimento científico e de evidências que contribuam para o apoio à decisão e para a definição e implementação de políticas públicas pelo Governo e pela Administração Pública. Deste modo, estimula-se junto da comunidade científica a produção de ciência para a política pública e a sua utilização por parte dos decisores políticos.
Os projetos envolvem diferentes áreas governativas e foram valorizadas colaborações com entidades da Administração Pública e parceiros da sociedade civil no contexto das temáticas abordadas. Cada projeto culminará com a entrega de um policy brief com recomendações fundamentadas para os problemas identificados.
São assim 36 o total de estudos selecionados este ano nas duas edições do Science4Policy para produzirem evidências para as políticas públicas. Estima-se que os primeiros policy briefs comecem a ser entregues no final de 2025.
Para mais informações sobre os projetos selecionados na 2.ª edição do concurso S4P-24, consulte este documento.
O Concurso Science4Policy integra-se num portefólio de projetos do PlanAPP que visa promover uma cultura de ciência para as políticas públicas e aproximar as comunidades de investigadores e decisores políticos.