Sinopse
O “Portugal 2050: Cenários e Visão” é um projeto de prospetiva da REPLAN – Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, que tem como objetivo construir uma visão estratégica de longo prazo para o país. Pretende-se compreender de que forma, no horizonte de 2050, diferentes cenários condicionam a maneira como pode ser prosseguida essa visão.
Esta atividade surge, em grande medida, como um continuação lógica do trabalho anterior que resultou no relatório “Megatendências 2050. O mundo em Mudança: Impactos em Portugal”, apresentado em junho de 2025. A partir desse relatório – que servirá com base e referência – será promovido um processo envolvente e plural de auscultação de entidade e atores, nacionais e internacionais. Estas ações decorrerão em vários momentos e formatos, com o objetivo de contribuir para a definição da visão de longo prazo e para a análise dos desafios e dos problemas que poderão emergir em diferentes cenários futuros.
Objetivos
- Construir uma visão estratégica de longo para Portugal;
- Definir um conjunto de ambições nacionais consonantes com tal visão estratégica;
- Formular cenários, para o horizonte de 2050, que permitam informar e testar tanto a visão estratégica quanto as ambições propostas para o país;
- Contribuir para um paradigma de governação antecipatória, elaborando instrumentos de enquadramento que orientem as opções e decisões em termos de planeamento estratégico e de políticas públicas.
Duração
O projeto decorrerá entre janeiro de 2025 e junho de 2026.
Financiamento