Apresentação
O PlanAPP está a desenvolver um conjunto de trabalhos, inseridos no projeto Políticas de gestão e planeamento estratégico de Recursos Humanos da Saúde (RHS). Esta atividade está enquadrada pelo Despacho n.º 7985/2023 de 3 de agosto, e está a realizar-se em articulação próxima com os organismos competentes do Ministério da Saúde (MS). É neste contexto que se apresenta este dashboard, relativo aos Profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e que é uma extensão do estudo “Os Profissionais do SNS – Retrato e Evolução”.
O objetivo desta ferramenta é apoiar a sistematização de dados para uma análise do mercado de trabalho da área da Saúde em Portugal, na linha do que propõe a Organização Mundial de Saúde (OMS), enquanto primeiro passo recomendado para um exercício de planeamento dos RHS, ou a força de trabalho da Saúde – que a OMS designa por health workforce.
A análise do mercado de trabalho dos RHS devia permitir caracterizar as diversas dimensões e forças que condicionam o setor. Todavia, limitações de acesso ao universo potencial de dados necessário para uma análise completa, que abrangeria outras áreas de governação (como a educação e o emprego), bem como, em especial, a dados sobre RHS do setor privado da saúde – do qual não se dispõe de informação sistematizada sobre os RH respetivos, conduziram a um primeiro diagnóstico da situação do mercado de trabalho restrito ao SNS e na base da informação disponível e acessível junto da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). A análise não inclui, por motivos similares, dados relativos aos RHS das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, cingindo-se, portanto, aos profissionais do SNS.