Logo PlanAPP
Logo PlanAPP
Home // PlanAPP promove discussão sobre desafios da Monitorização
PlanAPP promove discussão sobre desafios da Monitorização
23 Mai 24 —

O PlanAPP promoveu no dia 16 de maio de 2024, no auditório do Campus APP, o encontro “Políticas Públicas: Os Sistemas de Monitorização”. O evento teve como objetivo divulgar os principais resultados dos Diálogos de Partilha, uma iniciativa de co-criação e design thinking realizada em 2023, para identificar desafios e soluções e para aprofundar experiências sobre as diferentes práticas de monitorização de políticas públicas.

O evento contou com cerca de 70 participantes, entre membros da Administração Pública (AP), da academia e de outras organizações, bem como vários oradores convidados. Paulo Neto, professor catedrático da Universidade de Évora, comentou os resultados emergentes dos Diálogos de Partilha e lançou alguns desafios para aprofundar a reflexão sobre a monitorização de políticas públicas. João Ferrão, investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), apresentou a plataforma ODSlocal, um caso de monitorização participada e interativa. 

O programa incluiu ainda uma mesa-redonda para a partilha de práticas e usos da monitorização na AP, em que participaram Cristina Farinha da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C), Joaquim Santos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), Carla Coimbra da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e Catarina Reis Oliveira do Observatório das Migrações/ISCSP-ULisboa.

A iniciativa vem consolidar o compromisso do PlanAPP na ativação de mecanismos que ajudem a melhorar os processos de suporte ao desenvolvimento de políticas públicas, nos quais a monitorização tem um papel estratégico. 

Para saber mais, consulte as apresentações disponibilizadas pelos oradores.

Loading...