A Comissão Técnica de Acompanhamento (CTA) da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP) reuniu pela segunda vez no dia 20 de maio, no Auditório do Campus APP.
Esta reunião teve como objetivos centrais monitorizar o progresso na execução do Plano de Ação 2022-2025 da ENCP (PAENCP) e definir etapas e processos seguintes de aprofundamento da coordenação intersectorial para a implementação, monitorização e avaliação da ENCP.
O encontro contou com a participação de representantes de 43 entidades com responsabilidade direta na execução e reporte das atividades inscritas no PAENCP, e ainda com os contributos do Professor Carlos Farinha Rodrigues (ISEG-UL) e da Professora Fernanda Rodrigues (FCH-Católica), membros da CTA na qualidade de peritos em matéria de combate à pobreza.
A coordenação da ENCP apresentou os resultados preliminares do processo de recolha de dados de monitorização das atividades em curso nos anos de 2022 e 2023, destacando a elevada taxa de resposta por parte das entidades e a disponibilidade evidenciada por todas para uma colaboração comprometida com a monitorização e avaliação da Estratégia.
A reunião incluiu ainda a discussão e definição de processos de capacitação interna dos membros da Comissão Técnica de Acompanhamento em torno de indicadores de monitorização e avaliação da pobreza, e de propostas de trabalho articulado entre a CTA e o Fórum Consultivo no sentido de robustecer e alargar a base de reflexão sobre temáticas nucleares no combate à pobreza.
O PlanAPP, juntamente com o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP/MTSSS), presta apoio técnico no acompanhamento das metas e indicadores dos Planos de Ação da ENCP, em estreita articulação com a estrutura que a coordena, conforme a RCM nº 184/2021, de 29 de dezembro.