Logo PlanAPP
Logo PlanAPP
Home // Megatendências na Europa e impactos em Portugal em discussão
Megatendências na Europa e impactos em Portugal em discussão
12 Jun 24 —

O PlanAPP organizou, a 29 de maio, um webinar intitulado “Megatrends: The European Perspective” para discutir o relatório “Megatendências 2050, um mundo em mudança: impactos em Portugal – uma breve introdução” da RePLAN. O evento contou com a participação de destacados especialistas europeus.

Diego Rubio, Secretário-Geral dos Assuntos Europeus, Políticas Públicas e Prospetiva Estratégica da Presidência do Governo de Espanha, discutiu como as megatendências podem influenciar Portugal, sublinhando a importância de identificar oportunidades e adaptar modelos económicos para um crescimento sustentável. Apresentou o caso espanhol em que a análise de megatendências tinha como um dos objetivos principais uma análise mais profunda do papel de Espanha na Europa.

Justinas Mickus, do STRATA – Centro de Análise Estratégica do Governo da Lituânia, trouxe a perspetiva da Lituânia, enfatizou a resiliência e a capacidade de resposta às megatendências, destacando a segurança interna como um fator crucial. Realçou a mais-valia para o relatório introduzida pela análise sobre Portugal e a CPLP.

João Farinha, do Centro de Competências em Prospetiva do Joint Research Centre (JRC), da Comissão Europeia, realçou que o relatório sobre megatendências é de fácil leitura e prático. O orador identificou vários pontos fortes do relatório, designadamente o método colaborativo para evitar lacunas, a análise das ligações entre as áreas analisadas, o bom equilíbrio alcançado entre análise qualitativa e quantitativa ou a abordagem a diferentes níveis (Portugal e global). Apontou que o JRC dispõe de ferramentas para a utilização das megatendências em análise prospetiva estratégica que poderiam ser interessantes mobilizar para o relatório português.

Após as apresentações, houve uma sessão de perguntas e respostas com a audiência. Este webinar foi um momento importante de troca de ideias e discussão de caminhos a explorar na elaboração do Relatório das Megatendências 2050.

Loading...