Logo PLANAPP
Logo PLANAPP
Home // Megatendências 2050: Perspetivas dos Países da CPLP
Megatendências 2050: Perspetivas dos Países da CPLP
24 Jul 24 —

A REPLAN – Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública organizou um webinar dedicado à discussão do documento “Megatendências 2050 – Um mundo em mudança: impactos em Portugal – Uma breve introdução” (aceda ao documento), do ponto de vista dos países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O encontro, contou com a participação de representantes e destacados especialistas de Angola, Brasil e Cabo Verde, que partilharam as suas análises e comentários sobre o relatório.

Adilson do Rosário Silva, Diretor Nacional para o Planeamento do Ministério do Planeamento de Angola, destacou a necessidade de adaptação das infraestruturas angolanas para enfrentar as mudanças climáticas e a urbanização acelerada, tendo apresentado um exercício de aplicação das megatendências ao cenário angolano.

Thomaz Fronzaglia, analista da Secretaria Nacional de Planejamento (Seplan) do Brasil, enfatizou o papel crucial da inovação tecnológica e da educação na preparação das futuras gerações para os desafios de um mundo em constante transformação. Fronzaglia apontou que a diversidade económica do Brasil pode ser uma vantagem competitiva se bem gerida.

Dr. Gilson Pina, Diretor Nacional do Planeamento da Direção Nacional de Planeamento do Ministério das Finanças de Cabo Verde, discutiu os desafios específicos enfrentados por pequenos Estados insulares. Apontou ainda que, num exercício de prospetiva como aquele que é apresentado no relatório, o ponto de partida deve ser a definição da posição que Portugal deseja alcançar em 2050.

O webinar reforçou o compromisso dos países da CPLP em colaborar e partilhar conhecimentos para enfrentar conjuntamente os desafios do futuro. A troca de experiências e a análise das megatendências globais são fundamentais para a elaboração de políticas públicas eficazes e adaptativas, capazes de promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Loading...