Após a assinatura de protocolo entre o INA e o PlanAPP, foi lançado em abril o Programa de Formação em Políticas Públicas, tendo a 1ª edição do módulo introdutório sido concluída na semana passada. A 2ª edição do módulo inicial terá início no dia 4 de junho, encontrando-se já lotada.
Nesta primeira fase de candidaturas, a adesão ao programa superou as expectativas em termos de procura e número de inscritos. Até à presente data, regista-se um total de 134 inscrições, nos vários módulos deste Programa, com 58 formandos a participar na 1.ª e 2.ª edições do módulo introdutório e estão já esgotadas as primeiras edições de todos os módulos temáticos (cinco, além do introdutório que é o único de frequência obrigatória).
De modo a dar resposta às várias manifestações de interesse para participação nesta formação, o INA, articuladamente com o PlanAPP, está a criar as condições necessárias para o lançamento, ainda durante o 1.º semestre deste ano, de novas edições dos vários módulos formativos, a realizar até final do ano e durante o 1.º semestre de 2025.
Este programa de formação visa capacitar dirigentes e técnicos superiores da Administração Pública, com foco particular nos organismos que compõem a da RePLAN – Rede de Serviços de Planeamento e de Prospetiva da Administração Pública. Abrange os domínios da prospetiva, planeamento, desenho e programação, monitorização e avaliação de políticas públicas, tendo em vista a formulação de políticas mais robustas, responsáveis e adaptáveis à crescente complexidade e às mudanças de contexto sentidas na atuação pública.
Assente num percurso modular e personalizável, este programa formativo inovador pretende ajustar-se às necessidades concretas dos participantes e entidades envolvidas, que, a partir do módulo introdutório, podem escolher diferentes caminhos ou realizar o percurso completo, obtendo, assim, uma visão abrangente de todo o ciclo da política pública.
Integra uma componente prática assente na exploração de estudos de caso, emergentes da própria Administração Pública, resolução de problemas e troca de experiências entre os participantes, estando prevista a realização de webinars, workshops e talks que abordam temas e domínios críticos do ciclo das políticas públicas.
Para mais informações, recorde a notícia de lançamento do Programa.