Home // Fórum 2050 junta utopia, prospetiva e política
Fórum 2050 junta utopia, prospetiva e política
13 Out 23 —

Realiza-se no próximo dia 28 de outubro o “Fórum 2050: Utopia, Prospetiva e Políticas Públicas”, numa iniciativa conjunta entre a Universidade do Porto e do PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública.

A conferência terá lugar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto e conta com a participação de académicos e responsáveis políticos e empresariais de diversas áreas, que, durante um dia, serão convidados a discutir ideias e visões que poderão ajudar a moldar as políticas públicas e a desenhar o futuro de Portugal.

Esta iniciativa insere-se no projeto Lab 2050, desenvolvido pelo PlanAPP, que visa a produção coletiva de visões de um futuro desejável e sustentável para Portugal, capazes de satisfazer as aspirações dos seus cidadãos.

Partindo da trilogia Utopia – Prospetiva – Política, pretende-se, no Fórum 2050, discutir as abordagens do futuro a partir do ponto de vista dos Estudos sobre a Utopia e dos Estudos de Futuros. Espera-se, desse modo, avaliar o contributo destas abordagens para a construção de políticas públicas que garantam, no horizonte do ano 2050, o bem-estar, a segurança, a felicidade e a sustentabilidade das comunidades. 

 Como será o mundo, o nosso país e a nossa sociedade em 2050? Como queremos que seja? E o que devemos fazer hoje para assegurar um futuro desejável? São estas as perguntas que o Fórum 2050 vai colocar a especialistas nacionais e estrangeiros de diferentes áreas científicas e diferentes tradições filosóficas, bem como a decisores políticos. Todos são convocados a falar de desejo, de razão e de ação política. 

Ousar sonhar o futuro que se deseja e colocá-lo como objetivo e guia dos debates públicos, das nossas políticas e ações quotidianas — é o que pretende com o Fórum 2050.

Financiamento

Loading...