Home // PlanAPP apresenta “Radar das Políticas Públicas” em conferência internacional
PlanAPP apresenta “Radar das Políticas Públicas” em conferência internacional
11 Out 22 —

O PlanAPP esteve representado na 15.ª edição da International Conference on Theory and Practice of Electronic Governance (ICEGOV), que ocorreu entre os dias 4 e 7 de outubro no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães.

A ICEGOV é uma conferência coordenada pela United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance (UNU-EGOV) – uma das unidades operacionais da maior Universidade das Nações Unidas, com sede em Guimarães. Com foco na Governança Eletrónica (atualmente mais referida por Governança Digital), reúne equipas multidisciplinares em torno de desafios complexos e emergentes, como o desenvolvimento sustentável, a inclusão e a cidadania ativa. Cada edição tem reunido centenas de participantes, entre académicos, governantes, organizações internacionais, indústrias e sociedade civil, com vista a partilharem as suas perceções e experiências nas diferentes áreas da Governança Digital.

Este ano, o PlanAPP apresentou o projeto Policy Radar (Radar das Políticas Públicas): uma ferramenta, em fase de desenvolvimento conceptual, que utiliza técnicas de Inteligência Artificial (IA) para analisar transversalmente diferentes instrumentos de planeamento, tais como os planos de ação ou as estratégias governamentais. Esta tem como propósito gerar sinergias, melhorar a coordenação e viabilizar a monitorização transversal da execução entre instrumentos.

O projeto foi apresentado através de um poster (pode ser consultado aqui), tendo integrado uma sessão ao ar livre, na qual os participantes puderam circular e contemplar os diferentes trabalhos em exibição, mas também conversar com os autores, fazer perguntas e comentários.

Como um dos três finalistas do Best Paper Awards na categoria de Short Paper, o Policy Radar foi um dos projetos distinguidos na conferência. Este destaque reconheceu os fundamentos técnico-científicos utilizados nesta etapa do projeto, bem como, a oportunidade real para a implementação desta solução e os benefícios potenciais da mesma para a gestão dos instrumentos de planeamento.

Na próxima fase, de desenvolvimento do protótipo da ferramenta, o PlanAPP contará com parceiros interessados nas aplicações de IA na área governamental. A meta será analisar aproximadamente 140 instrumentos de planeamento, em diferentes áreas governativas, a partir das suas metas, objetivos e indicadores.

 

Loading...