O Lab2050 realizou no mês passado, na Culturgest, dois debates sobre o futuro desejável para 2050.
Um dos debates seguiu um modelo que tem vindo a ser utilizado pela Culturgest na abordagem de outros temas – a Tempestade Mental. Este modelo tem a particularidade de reunir os jovens num auditório sem a presença de adultos. Os participantes contam apenas com algumas indicações dadas através da projecção de mensagens e podem organizar a discussão da forma que entenderem.
A 2050 Tempestade Mental envolveu mais de três dezenas de jovens dos 15 aos 18 anos, oriundos da Escola Artística António Arroio e da Escola Secundária de Filipa de Lencastre.
O outro debate foi dedicado ao futuro da “instituição cultural” no horizonte 2050, tendo envolvido 24 participantes, na sua maior parte originários do universo da animação e da programação cultural.
Realizados ao abrigo de uma parceria entre o PlanAPP e a Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, estas duas iniciativas inscrevem-se na programação de comemoração dos 30 anos da Culturgest, um pano de fundo onde a reflexão sobre o futuro adquire uma particular relevância para esta instituição.
Recorde-se que o Lab 2050 é um projeto do PlanAPP que tem como missão lançar um debate nacional sobre o Portugal desejado pelos portugueses para o ano de 2050, com o objetivo principal de produzir uma visão coletiva de um futuro justo e sustentável.
Financiamento