No passado dia 26 de junho, pelas 14h30, teve lugar no CampusAPP a primeira reunião de trabalho da equipa multissetorial de prospetiva. Coordenada pela Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN), pela Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática (SGA) e pelo Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP), a reunião contou com a participação de 20 organismos da Administração Pública*.
O Diretor do PlanAPP, Paulo Areosa Feio, abriu a reunião, referindo a importância da RePLAN no seio da Administração Pública (AP) e a relevância da equipa multissetorial de prospetiva.
Os representantes das áreas governativas presentes na reunião tiveram a oportunidade de traçar as linhas orientadoras de colaboração entre os organismos pertencentes à equipa, garantindo uma abordagem inclusiva, integrada e participada para os trabalhos futuros.
Durante a reunião foi apresentado o plano de ação para o período 2023-2024, incluindo os próximos passos a serem tomados, os prazos e as tarefas propostas para cada atividade. Foram estabelecidos os canais de comunicação e as plataformas de colaboração entre os membros da equipa e agendadas as primeiras reuniões dos grupos de trabalho já para a primeira semana de julho.
No seio da Equipa Multissectorial de Prospetiva serão formados três grupos para implementar as principais tarefas desta equipa: a construção de um glossário de termos sobre prospetiva, a análise e elaboração de um relatório de megatendências para Portugal e a organização de seminários para disseminar conhecimento sobre o tema da prospetiva.
Também foi mencionado o mapeamento e o diagnóstico da prospetiva na AP, processo que foi iniciado em outubro passado e que foi extremamente importante para compreender o estado atual da prospetiva na AP. Este exercício permitiu identificar os desafios atuais e as oportunidades futuras da prospetiva e estabelecer um ponto de partida comum para acompanhar as prioridades políticas nacionais e o pensamento estratégico de longo prazo.
Recorde-se que um dos objetivos da RePLAN é dinamizar a cooperação e a partilha de boas práticas entre as diferentes áreas governativas que integram a RePLAN.
*Lista dos organismos da AP que participaram na reunião:
- Direção-Geral de Política de Defesa Nacional
- SGA – Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática
- Laboratório Nacional de Energia e Geologia
- Direção-Geral dos Assuntos Europeus
- Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna
- Direção-Geral da Política de Justiça
- Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças
- Alto Comissariado para as Migrações
- Instituto Português do Desporto e Juventude
- Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
- Secretaria-Geral da Economia e Mar
- Direção-Geral de Política do Mar
- Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e do Mar
- Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
- Instituto de Gestão Financeira da Educação, I. P.
- Fundação para a Ciência e a Tecnologia,
- Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P.
- Direção-Geral da Saúde
- Instituto Nacional de Administração, I.P.
- PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública