No passado mês de julho teve lugar a primeira apresentação do Relatório de Comércio Inter-regional que teve lugar na sede da CCDR-Centro, em Coimbra, durante um evento organizado pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) no âmbito da Rede das Dinâmicas Regionais, que contou com a presença das várias Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
Após a abertura da sessão, pelo Vice-presidente da AD&C, Duarte Rodrigues, a Subdiretora do PlanAPP, Susana Corvelo, apresentou o projeto “Ferramenta de análise de impactos económicos à escala regional”, no contexto do qual se realizou este relatório, fruto de uma parceria entre o PlanAPP e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) para o desenvolvimento do software PReMMIA – Portuguese Regions Model for Multi Impact Analysis.
De seguida, Luís Cruz, investigador principal da equipa da FEUC, apresentou o Relatório de Comércio Inter-regional, e Gonçalo Marçal (PlanAPP) apontou as próximas etapas do projeto, nomeadamente, as sessões de formação sobre Economia Regional e sobre o PReMMIA, que estará finalizado em dezembro de 2023. O evento terminou com um animado debate com a audiência, que mostrou interesse nesta ferramenta de análise económica e nas suas potencialidades futuras.
O relatório de comércio inter-regional, bem como outros documentos complementares, deverá ser divulgado pelo PlanAPP no próximo mês de setembro. Os seus resultados – a criação de matrizes regionais NUTS II e a estimação de dados sobre o comércio inter-regional – constituem uma fase intermédia para o principal objetivo do projeto: a criação de um software de análise de impactos económicos à escala regional, para utilização da Administração Pública Portuguesa.
As matrizes input-output regionais e os dados do comércio inter-regional são uma fonte importante para a análise das economias regionais, ao permitirem analisar dimensões como as principais interdependências entre as regiões, os produtos e os sectores económicos chave em cada região, ou as potencialidades de crescimento económico de cada região e a sua articulação com os principais desafios que se colocam presentemente às sociedades (por exemplo, em questões relacionadas com a transição ambiental ou a transição digital).
O software permitirá aferir o impacto de choques na procura (por exemplo, os que resultam de um investimento), apresentando as alterações provocadas por esse choque em termos de volume de negócios, de valor acrescentado bruto e de emprego ao nível da região em análise e das restantes regiões em conjunto.
Este software estará disponível no final de 2023, será propriedade do PlanAPP e poderá ser utilizado por outras entidades públicas. Para apoiar estas entidades, terá lugar em outubro uma formação avançada em modelos input-output e na utilização do software.