O vencedor do Prémio de Conto Portugal 2050, instituído no âmbito do projeto Lab 2050, pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo PlanAPP, é o poeta, ensaísta e ficcionista António Carlos Cortez.
António Carlos Cortez, de 47 anos, tem uma extensa obra como poeta e mantém uma regular atividade de cronista na imprensa portuguesa (Público e Jornal de Letras). O conto agora premiado tem como título “País real: um regresso”.
O prémio foi anunciado no dia 28 de outubro, durante o Fórum 2050, uma iniciativa conjunta da Universidade do Porto e do PlanAPP.
O Prémio de Conto Portugal 2050 APE/Lab2050 tem como objetivo distinguir uma obra original inédita, em português, de autor português, natural de país de expressão oficial portuguesa ou residente em Portugal, dedicado ao tema “Portugal, 2050”.
O valor monetário do prémio é de 3.000 euros e o prazo para concorrer tinha terminado a 15 de outubro.
A entrega do prémio será feita em cerimónia a anunciar brevemente.
O júri do prémio, que apreciou as candidaturas apresentadas anonimamente, sob pseudónimo, foi constituído por José Manuel Mendes, Presidente da Associação Portuguesa de Escritores e professor da Universidade do Minho; Annabela de Carvalho Vicente Rita, escritora e professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; e José Vítor Malheiros, em representação do PlanAPP.
O Lab 2050 é um projeto participativo que tem como missão promover um grande debate nacional sobre o Portugal que desejamos para o ano 2050 e este prémio visa estimular a participação dos criadores portugueses nesse debate.
O projeto Lab2050 tem um financiamento do Programa Operacional de Assistência Técnica 2020 e
desenvolve-se no âmbito do PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública.
Financiamento