Logo PlanAPP
Logo PlanAPP
Home // PlanAPP é instituição de acolhimento para Bolsas de Doutoramento da FCT
PlanAPP é instituição de acolhimento para Bolsas de Doutoramento da FCT
09 Mar 23 —

No âmbito do desenvolvimento de atividades em prol de uma cultura de ciência para as políticas públicas, o PlanAPP será uma das entidades públicas de acolhimento de doutorandos abrangidos pelas Bolsas de Investigação para Doutoramento, financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O PlanAPP apoia a criação e a mobilização de conhecimento com vista a apoiar políticas públicas informadas por evidências. Nesse sentido, prossegue o estabelecimento de parcerias com várias entidades, incluindo instituições do Sistema Nacional de Ciência e Ensino Superior. O acolhimento de doutorandos é parte desta estratégia.

A Linha de Candidatura em Ambiente Não Académico de Doutoramentos da FCT tem como objetivo fortalecer a ligação entre os planos de trabalho desenvolvidos em ambiente académico e o tecido empresarial e social, de forma ampla, onde se incluem empresas, instituições públicas, sociais, de saúde, culturais ou outras instituições de interface. Esta política pública de promoção de financiamento de ciência procura, assim, fortalecer as sinergias com o ambiente científico e académico, potenciando a inovação e competitividade.

Prevê-se que sejam atribuídas 400 bolsas de doutoramento a planos de trabalho desenvolvidos em entidades não académicas como o PlanAPP. Consulte a lista completa de instituições aqui.

Atividades a desenvolver

No PlanAPP, as atividades a desenvolver pelos doutorandos destinar-se-ão a apoiar Investigação Aplicada, tendo como principal objetivo promover a qualidade das políticas públicas, em matérias de planeamento estratégico e prospetiva, definição, implementação e avaliação de políticas públicas, em particular as que requerem coordenação transversal entre áreas governativas, no sentido de assegurar a coerência dos planos setoriais com as prioridades estratégicas nacionais.

A área de investigação deverá focar-se nos instrumentos, métodos e orientações para a monitorização e avaliação de políticas públicas, com um enfoque maior nas técnicas de avaliação de impacto ex-post e de identificação de mecanismos de causalidade relativos a medidas de política, explorando e aplicando diferentes métodos de análise contrafactual.

A missão e a forma de trabalhar do PlanAPP

Criado em 2021, o PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública é um organismo do Estado que visa apoiar a definição e implementação de políticas públicas e a análise prospetiva. Tem como principal objetivo acompanhar e reforçar cada uma das fases de intervenção no ciclo da política pública — antecipação e planeamento, desenho e implementação, monitorização e avaliação — criando as metodologias e as competências internas e na estrutura pública, necessárias a uma atuação pública de qualidade nestes domínios.

Com uma equipa muito qualificada e dinâmica, organizando-se de forma matricial e trabalhando em projetos com parceiros nacionais e internacionais, o PlanAPP promove regularmente debates e sessões de trabalho conjuntas, proporcionando o tipo de ambiente colaborativo e de troca de ideias útil ao processo de desenvolvimento de um doutoramento.

As manifestações de interesse para ter o PlanAPP como entidade de acolhimento deverão ser apresentadas até dia 24 de março, para planapp@planapp.gov.pt.

Loading...