O Lab2050 realizou, no passado dia 15 de junho, na Figueira da Foz uma sessão de brainstorming com a comunidade cigana. O seu principal o objetivo foi discutir e produzir uma visão coletiva sobre o mundo e o país que os participantes desejam para o ano de 2050.
O encontro foi organizado em colaboração com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e do seu Programa Operacional Para a Promoção da Educação (OPRE), uma iniciativa dirigida a jovens estudantes do ensino superior, assim como da associação Letras Nómadas.
Na sessão Lab2050 da Figueira da Foz, estiveram reunidos 29 elementos de comunidades ciganas de 20 municípios de todo o país, contando com a participação de estudantes do ensino superior e licenciados, bolseiros ou ex-bolseiros do programa OPRE.
A inclusão de comunidades ciganas nestes debates visa responder a uma preocupação fundamental, definida desde o início do projeto, de promover e garantir a diversidade dos públicos participantes, nomeadamente, reconhecendo a importância de dar voz a grupos socialmente mais marginalizados.
O Lab2050 é um projeto do PlanAPP que tem como missão lançar um grande debate nacional sobre o Portugal que desejamos para o ano de 2050, de forma a produzir uma visão coletiva do futuro justo e sustentável para o país.
Financiamento