Logo PlanAPP
Logo PlanAPP
[divi_mobile_tb_menu]

[wpseo_breadcrumb]

Lab 2050 desafia municípios a imaginarem o país desejável
28 Fev 23 —

A equipa do Lab 2050 realizou esta semana em Valongo, em parceria com a Câmara Municipal, duas sessões de brainstorming sobre o país que desejamos para o ano 2050.

Estas são as primeiras ações no âmbito de um desafio que o Lab 2050 lançou a todos os municípios do país para envolverem a sua população em iniciativas participativas visando a cocriação de uma visão coletiva do futuro desejável no horizonte do ano 2050. Estas iniciativas têm um caráter experimental e envolvem diferentes grupos sociais, de diferentes regiões e diferentes faixas etárias.

A primeira sessão teve lugar na Academia Sénior do projeto ASA – Acreditamos em Seniores Ativos, nas instalações da Plataforma Solidária de Alfena, envolvendo um grupo de participantes com mais de 62 anos, e a segunda no Conselho das Crianças de Valongo, com um grupo de crianças dos 10 aos 13 anos.

O Conselho das Crianças de Valongo é parte da rede internacional La Città dei Bambini (https://www.lacittadeibambini.org/en/), à qual Valongo foi o primeiro município português a aderir.

As sessões foram animadas por dois elementos da equipa do projeto com o suporte do município.

Os municípios que queiram aderir ao projeto e solicitar o apoio do Lab 2050 para a realização destas iniciativas devem fazer o contacto através do endereço lab2050@planapp.gov.pt.

Lab 2050 é um projeto do PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, Prospetiva e Políticas da Administração Pública que visa a produção coletiva de visões de um futuro desejável e sustentável para Portugal, capazes de satisfazer as aspirações dos seus cidadãos. A meta passa por lançar um debate nacional extenso sobre o país desejável para o ano de 2050, sobre o futuro que se quer construir. Para saber mais, veja aqui.

Cofinanciamento