Home // Investimento e terciarização da Agricultura em Portugal
Investimento e terciarização da Agricultura em Portugal

Nos últimos anos registou-se uma externalização crescente no setor agrícola português, assente no recurso a trabalhos por empreitada, aluguer de máquinas e outros serviços. No entanto não se pode afirmar que este fenómeno ocorra em substituição do investimento neste tipo de bens, já que também o investimento está a crescer nos últimos anos e com dinâmicas muito dispares em função da região geográfica e da dimensão económica das explorações. Ainda assim, a evolução das produtividades aparentes suscita algumas dúvidas que motivam uma investigação mais profunda sobre o fenómeno em causa.”

Estas são algumas das principais conclusões do artigo “Investimento e terciarização da agricultura em Portugal” que procurou analisar as transformações da gestão agrícola em Portugal nos últimos anos.

Da autoria dos consultores do PlanAPP, Ana Filipa Fernandes e Guilherme Azambuja, o artigo integra a edição n.º 25 da revista CULTIVAR – Cadernos de Análise e Prospetiva, do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).

Leia o artigo na íntegra no browser ou faça download do ficheiro.