Home // Estrutura Orgânica // Relações Institucionais

Relações Institucionais

A Equipa Multidisciplinar de Relações Institucionais é constituída pelas Unidades Técnicas de Projetos e Relações Internacionais e Rede de Planeamento e Parcerias.

Projetos e Relações Internacionais

A Unidade Técnica de Projetos e Relações Internacionais, integrada na equipa multidisciplinar de Relações Institucionais, tem por atribuições:

 

  • Coordenar a representação e interligação com as organizações, fóruns e grupos de trabalho internacionais relevantes no âmbito das atribuições do PlanAPP.
  • Promover o relacionamento com organizações internacionais e com entidades com funções similares de outros países.
  • Estudos de benchmarking, tendo em vista o melhor aproveitamento das boas práticas internacionais.
  • Acompanhar o procedimento legislativo europeu nas matérias que se cruzam com as áreas de competência do PlanAPP.
  • Apoiar na gestão dos projetos financiados por fundos europeus e outros projetos com dimensão estratégica ou transversais no PlanAPP.

Ana Sofia Figueiredo

Coordenadora
Nota biográfica

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses e Alemães (2000). Mestre em Gestão pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (2010).

Técnica Superior da UTAIL, no Centro de Competências Jurídicas do Estado, JurisAPP (anterior CEJUR), desde julho de 2017. Técnica Superior da Equipa de Usabilidade e Planeamento Sistemas da Agência para a Modernização Administrativa, IP, entre fevereiro e julho de 2017. Diretora da Equipa de Simplificação e Participação Pública da Agência para a Modernização Administrativa, IP, entre julho de 2016 e fevereiro de 2017. Diretora da Equipa de Simplificação Administrativa e Regulatória da Agência para a Modernização Administrativa, IP, desde julho de 2012 a julho de 2016. Chefe de Equipa Multidisciplinar da Simplificação Administrativa da Agência para a Modernização Administrativa, IP, desde fevereiro de 2010 a julho de 2012; Gestora de projetos de modernização administrativa na Agência para a Modernização Administrativa, desde fevereiro de 2007 a fevereiro de 2010. Gestora de projetos de modernização administrativa na UMIC — Agência para a Sociedade do Conhecimento, desde novembro de 2003 a fevereiro de 2007. Jornalista multimédia na RTP — Rádio e Televisão de Portugal, desde outubro de 2000 a novembro de 2003.

Rede de Planeamento e Parcerias

A Unidade Técnica de Redes de Planeamento e Parcerias, integrada na equipa multidisciplinar de Relações Institucionais, tem por atribuições:

 

  • Dinamizar o funcionamento da Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública (REPLAN) e das suas equipas multissetoriais.
  • Contribuir para o desenvolvimento de políticas baseadas em conhecimento, através da identificação e mobilização de parceiros.
  • Promover parcerias institucionais com entidades do sistema de Ciência e Tecnologia, entidades do Ensino Superior, outros serviços da Administração Pública, parceiros sociais e outras entidades da sociedade portuguesa.

Filipa Vala

Coordenadora
Nota biográfica

Licenciada em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1995), Mestre com especialização em Ecologia e Evolução, na Universidade de Amsterdam (1997), onde também obteve o grau de Doutor, em 2001. Foi investigadora na University College of London, no Instituto Gulbenkian de Ciência e no Institute for Biodiversity and Ecosystem Dynamics (UvA), captando financiamento em concursos internacionais (entre outros Royal Society e Veni NWO-WTO).
Focou -se em divulgação e comunicação de ciência desde 2006, trabalhando em projetos com o Ministério de Educação e Ciência, (Museu Nacional de História Natural e Ciência, Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros. Lecionou unidades curriculares de licenciatura, do Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências e dois cursos avançados na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). É membro integrado do cE3c (Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes).