Home // Estrutura Orgânica // Assessoria Estratégica

Assessoria Estratégica

A assessoria estratégica dá apoio direto ao diretor, assumindo a coordenação de projetos transversais ao PlanAPP.

Maria Oliveira Fernandes

Assessora
Nota biográfica

Licenciada em Relações Internacionais pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (1987 -1991), com pós-graduações em Estudos Europeus pela Universidade Católica Portuguesa (1991 -1992) e em Direito Europeu em Ação pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2011 -2012), bem como a parte curricular do mestrado em Economia Agrária e Sociologia Rural pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa (1992 -1993).

Foi conselheira técnica na Delegação Permanente de Portugal junto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), responsável pelas áreas do Investimento, Comércio, Agricultura, Pescas e Ambiente e da Ajuda ao Desenvolvimento. Anteriormente desempenhou funções públicas como Diretora de Serviços da Sustentabilidade Empresarial, Chefe de Divisão da Política Comercial Externa e Técnico Superior na Direção-Geral das Atividades Económicas do Ministério da Economia (2011 -2016) e técnica superior em diversos organismos do Ministério da Agricultura (1991 -1996). Entre 1996 e 2011 desenvolveu atividades na esfera privada e associativa.

Pedro Mazeda Gil

Assessor
Nota biográfica

Doutorado em Economia pela Universidade do Porto (UP). É atualmente Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da UP (FEP), assim como vogal do Conselho Executivo da FEP e vogal da Direção do CEF.UP — Centro de Economia e Finanças da UP. As suas principais áreas de investigação são crescimento económico, inovação e mudança tecnológica e dinâmica industrial e das firmas. Tem artigos publicados em diversas revistas académicas internacionais, tais como Economics Letters, Journal of Economic Behavior and Organization, Journal of Evolutionary Economics, Journal of Money, Credit and Banking, Macroeconomic Dynamics e Oxford Economic Papers.

Enquanto consultor académico, participou em estudos para diversas entidades como a Junta Metropolitana do Porto, o Ministério das Finanças, a Agência do Desenvolvimento e Coesão e a Comissão Europeia, dos quais se destacam «Structural reforms in Justice and Education: a model -based assessment of macroeconomic impacts for Portugal», para o GPEARI -Ministério das Finanças (2015 -2016), «Improvement of national capacity to evaluate structural reforms and public policies and to analyse and forecast investment», para a Comissão Europeia, «Impacto da Pandemia Covid -19 na Economia Portuguesa», para a Fundação Francisco Manuel dos Santos, e a coordenação do estudo «Avaliação do impacto macroeconómico do Portugal 2020», para a Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

Foi membro do Grupo de Trabalho para a Sustentabilidade da Dívida Externa, nomeado pelo Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares (2016 -2017), e um dos economistas convidados pelo Primeiro-Ministro para analisar o impacto da pandemia COVID -19 na economia e a crise subsequente.

Manuel Cabugueira

Assessor
Nota biográfica

Doutorado em Economia e Mestre em Gestão, ambos pelo ISEG (Universidade de Lisboa), e licenciado em Economia pela Universidade Portucalense.

Consultor sénior do PLANAPP e Coordenador da UTAIL — Unidade Técnica de Avaliação de Impacto Legislativo. Economista sénior da Autoridade da Concorrência entre 2004 e 2016, onde desempenhou funções no Departamento de Acompanhamento de Mercados e Auxílios Estatais, no departamento de Práticas Restritivas como diretor adjunto e, ainda, na Unidade Especial de Avaliação de Políticas Públicas.

Professor Associado da Escola de Ciências Económicas e das Organizações da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.