Integrada na Agenda para a Ciência, o PLANAPP iniciou em fevereiro de 2023 uma série de workshops de capacitação intitulados “Ciência e Política Pública: como construir pontes entre investigadores e decisores políticos?”.
Esta iniciativa procura sensibilizar e capacitar a comunidade científica para a relevância do aconselhamento científico e para a necessidade de aproximar a ciência e a política pública na construção de políticas informadas por evidências.
Cobrindo todo o território nacional continental, os workshops envolveram a comunidade científica nacional, com a participação de investigadores, comunicadores e gestores de ciência, e alunos de doutoramento. As atividades desenvolvidas ao longo destes meses permitiram, por um lado, que os envolvidos desenvolvessem competências reflexivas, interpessoais e comunicacionais; e, por outro lado, que criassem uma narrativa partilhada sobre os desafios e as soluções para uma melhor identificação, seleção e entrega de evidências aos formuladores de políticas.
Um dos principais desafios identificados pelos participantes foi a comunicação entre a comunidade científica e os decisores, tanto no modo como no tipo de comunicação, já que investigadores e políticos nem sempre usam a mesma linguagem. O discurso científico não consegue ser muitas vezes suficientemente claro, acessível e eficiente para os decisores e para criar o impacto pretendido.
As principais conclusões desta primeira fase, que decorreu entre fevereiro e maio de 2023, apontam para a importância da compreensão mútua, da criação de confiança e da diluição das barreiras entre os ciclos científicos e os de elaboração de políticas públicas (Šucha & Dewar, 2020).
Atendendo a que em Portugal não existe um ecossistema único e um quadro institucional consistente para o aconselhamento científico das políticas públicas (Simões, 2022), o PLANAPP pretende atuar como knowledge broker e com esse compromisso em mente, irá lançar, já em setembro, uma Comunidade de Prática da qual farão parte os cerca de 100 participantes envolvidos nos workshops.
Cofinanciamento