Home // Artificial Intelligence for Better Regulation in the European Union – AI4BR@EU
Artificial Intelligence for Better Regulation in the European Union – AI4BR@EU

Sinopse

Projeto financiado pela UE no quadro do “Instrumento de Assistência Técnica (IAT)” que pretende estudar a utilização de algoritmos de inteligência artificial no apoio ao exercício de avaliação de impacto legislativo. Este projeto é desenvolvido em cooperação com a Nova IMS e tem por motivação a expansão do protótipo de inteligência artificial já desenvolvido para a leitura e análise da legislação nacional para a leitura de legislação europeia. A utilização destas tecnologias no suporte à avaliação de impacto tem por objetivo facilitar o exercício de AIL em Portugal e criar instrumentos de apoio aos processos negociais na UE.

Objetivos do Projeto

  • Elaboração de um relatório de identificação de boas práticas e revisão de literatura sobre experiência internacional na utilização de instrumentos de IA no contexto de programas de melhoria regulatória
  • Desenvolvimento de um protótipo de IA que utilize o processamento de linguagem natural para a análise da legislação europeia.
  • Esta prova de conceito visa, ainda, explorar a possibilidade de utilização das técnicas baseadas em IA para comparar textos de legislação nacional e para comparar legislação europeia com as a legislação nacional transposta (analisando-se situações de potencial gold plating).

Duração do projeto

2023

Áreas temáticas do projeto

Avaliação de impacto legislativo, inteligência artificial.

 

Este projeto é apoiado pelo programa da União Europeia, Instrumento de Assistência Técnica